• Rita Ericson
    Médica Veterinária
    Mestre em Comportamento Animal
    ritaericson@bichosaudavel.com

  • Tratamento Comportamental

    Quando nosso animal de estimação late demais, faz xixi no sofá, destrói os móveis, se lambe ou se morde sem parar e isso nos incomoda, imagine o sofrimento dele! Saiba que ele não está se comportando assim para se divertir ou nos chatear: ele está precisando de ajuda. O caminho é descobrir o que está acontecendo, se há algum problema físico, fechar o diagnóstico e iniciar o tratamento. A terapia comportamental envolve a compreensão do comportamento natural do animal, a modificação de algumas atitudes das pessoas da casa para estabelecer a harmonia entre todos. A comunicação é a chave do tratamento. Em alguns caso pode ser necessário o uso de medicamentos controlados, sobretudo os ansiolíticos para alcançar o objetivo do tratamento.

Verão 50 graus

Se está muito calor, imagina seu cão como está se sentindo?

Tome alguns cuidados. Mantenha sempre água fresca à vontade e os passeios devem ser em horários mais frescos e pela sombra, as patas podem queimar. Os cães não evaporam suor como nós para perder calor, eles aceleram a respiração e “suam” pela língua.  Se a temperatura estiver alta e o animal se exercitando, pode ocorrer um quadro grave chamado intermação.

A tosa pode ajudar, mas cuidado para a temperatura no momento da tosa  não ficar insuportável para o cão e para o tosador. Se precisar usar mordaça, atenção!Ela pode dificultar abertura da boca. Existem modelos que impedem a mordedura, mas  o cachorro abre a boca completamente.

Outra alteração frequente é a diminuição do apetite nos dias mais quentes. É normal que os animais prefiram comer a noite, não se preocupe.

Deixe um comentário