• Rita Ericson
    Médica Veterinária
    Mestre em Comportamento Animal
    ritaericson@bichosaudavel.com

  • Tratamento Comportamental

    Quando nosso animal de estimação late demais, faz xixi no sofá, destrói os móveis, se lambe ou se morde sem parar e isso nos incomoda, imagine o sofrimento dele! Saiba que ele não está se comportando assim para se divertir ou nos chatear: ele está precisando de ajuda. O caminho é descobrir o que está acontecendo, se há algum problema físico, fechar o diagnóstico e iniciar o tratamento. A terapia comportamental envolve a compreensão do comportamento natural do animal, a modificação de algumas atitudes das pessoas da casa para estabelecer a harmonia entre todos. A comunicação é a chave do tratamento. Em alguns caso pode ser necessário o uso de medicamentos controlados, sobretudo os ansiolíticos para alcançar o objetivo do tratamento.

Corte de Unhas

Dói?

Vai sangrar?

Realmente não é fácil cortar as unhas de cães e gatos sem estas preocupações. A maioria dos cães detesta manipulações nas patas, é muita “entrega”. É preciso uma relação de confiança muito grande com quem manipula ou estar submisso/dominado.

Na clínica ou na pet shop, além da experiência de quem corta, o animal fica em cima da mesa, se necessário de mordaça (gatos também usam!!) e o trabalho é realizado com mais segurança.

O problema é o estresse. Gatos detestam sair de casa.  Os cães gostam, mas de passear…ir à clínica…nem sempre.

O que fazer?

O ideal é desde filhote acostumar seu animal às manipulações. Associe sensações prazerosas, como brincadeiras e petiscos e ao mesmo tempo mexa na boca, nas patas, orelhas e elogie enquanto ele permitir. Quando ele começar a reclamar, pare a manipulação e “mude de assunto”.

É preciso ser persistente e ter paciência. Apresente o cortador de unhas, deixe-o cheirar, lamber e lembre-se de oferecer 1 petisco. Depois de algumas repetições, comece a cortar, só a pontinha sem atingir o vaso sanguíneo que sangra bastante se cortado. Se a unha for preta não dá para visualizar a área ideal de corte. Neste caso, aprenda com um profissional aonde é o limite.

Tenha sempre um produto para parar o sangramento, se necessário. Eles estão disponíveis nas pet shops. Em caso de emergência, experimente colocar farinha, “emassar” o local com sabonete ou até mesmo uma gota de super bonder, mas CUIDADO!!! Não vai ficar colado no seu bicho!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: